23 de agosto de 2018

1ª Feira do Empoderamento Feminino do CES na Virada Sustentável SP

Com a missão de difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, a Virada Sustentável começou em 2011 na cidade de São Paulo e é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Por meio da articulação e participação de diversos públicos, utiliza a arte e atividades lúdicas como forma de inspirar as pessoas a enxergarem a sustentabilidade como um valor coletivo, reforçando as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

A curadoria temática e a programação da feira são baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, já que esses trazem o conceito de sustentabilidade de forma clara e revelam a natureza transversal do assunto em todas as áreas do conhecimento humano. Entre os muitos eventos da edição de 2018 da Virada Sustentável de SP, está a 1ª Feira do Empoderamento Feminino do CES Alphaville.

A 1ª Feira do Empoderamento Feminino é uma iniciativa do Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) Alphaville, espaço fruto de uma parceria entre Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, com a Coleção Natural. O evento é uma edição especial da Feira de Sustentabilidade, que acontece anualmente no CES Alphaville e dessa vez promoverá uma reflexão sobre a desigualdade social e de gênero. Desse modo, a Feira atende ao 10º objetivo dos ODS, que é o de reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

As expositoras da Feira foram chamadas por edital público, considerando apenas produtos ou serviços ofertados por mulheres e de caráter sustentável nos âmbitos: social, econômico, ambiental e visão de mundo. Além da exposição, o evento contará com atividades como Yoga e apresentação de dança tradicional, com o grupo Samba de Bumbo de Dandara e roda de conversa com mulheres empreendedoras da região (Representantes da Cooperativa AVEMARE, do Coletivo Nova Limpet e da Cooperativa Unindo Forças, todos projetos apoiados pela Fundação Alphaville).

Confira a programação completa do evento:

– 08h30 às 09h30: Abertura da Feira e Vivência de Yoga Dance e o Resgate do Feminino com Tati Danesi | Inscrição prévia
– 09h30 às 10h: Conceituação do evento e dos temas abordados
– 10h às 10h50: O Feito à Mão como ferramenta de Empoderamento por Andréa Orue da Primavera de 83 | Inscrição prévia
– 12h às 13h: Roda de diálogo com empreendedoras sociais locais – representantes da Cooperativa AVEMARE, Nova Limpet e da Cooperativa Unindo Forças | Inscrição prévia
– 13h às 14h: Apresentação e conversa com o grupo Samba de Bumbo de Dandara

Quando: 25 de agosto de 2018, das 08h30 às 14h
Onde: CES Alphaville – Alameda Michelangelo, 12, Alphaville Burle Marx, Santana de Parnaíba – SP