Fique por dentro das nossas novidades
Sabemos como pode ser difícil manter uma organização em funcionamento, bem como fazê-la crescer. Principalmente em tempos onde os cenários econômico e político encontram-se instáveis, os obstáculos que se impõem ao desenvolvimento das instituições do Terceiro Setor se multiplicam. Nesse contexto, é de extrema importância que a organização busque a profissionalização como forma de conseguir se estruturar e alcançar seu propósito.
Tal profissionalização pode ser sintetizada em dois aspectos fundamentais: equipe bem preparada e especializada e planejamento estratégico. Como toda organização, independente do tamanho ou de sua natureza, é necessário que as pessoas que ali trabalham estejam capacitadas para desenvolver seu papel com excelência, e isso não seria diferente em uma instituição com finalidade social. O planejamento estratégico também é fundamental para o desenvolvimento de uma organização, pois por meio dele torna-se possível visualizar as oportunidades e ameaças do ambiente e definir quais estratégias serão utilizadas para alcançar os objetivos, além de permitir uma avaliação de resultados mais efetiva.
A Fundação Alphaville, ao longo dos seus 18 anos, vem buscando cada vez mais se profissionalizar a fim de garantir seu pleno desenvolvimento e maior independência. E nossos resultados até aqui, fruto da atuação de nossa equipe, são satisfatórios: 240 projetos realizados em 23 estados atendidos, que envolveram diretamente cerca de 500 mil participantes. A nossa profissionalização contribuiu para a consolidação de tecnologias sociais e metodologias de trabalho próprias, além de poder fortalecer sete categorias de políticas públicas, sete diferentes públicos e mobilizou o setor público, o privado e o Terceiro Setor.
Para garantir que alcancemos o nosso propósito, que é estimular o protagonismo social nas comunidades com as quais atuamos, é preciso muito preparo. Nosso impacto atua em três principais vertentes: a construção coletiva, a inclusão socioeconômica e a educação para a sustentabilidade, e por meio delas contribuímos para o desenvolvimento de territórios resilientes. Assim, planejamos nossa rota em busca desse objetivo, visualizando cada desafio e como podemos superá-lo. Sistematizando nossos processos, fortalecendo nossos indicadores e olhando para o futuro com um olhar estratégico, característico de quem chegou aos 18 anos com muito conhecimento acumulado, seguimos em frente, para continuar impactando a vida de milhares de pessoas e seus territórios.
Fique por dentro das nossas novidades
Evento focado em informar e debater sobre mudanças climáticas, focando em seus impactos sobre a economia, sociedade e recursos naturais.
Caminhada realizada anualmente durante quatro dias, de caráter cultural e religioso, em ES.
Primeira etapa da formação para servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUR.