Fique por dentro das nossas novidades
O trabalho em rede, estratégia de fortalecimento e atuação territorial, tem sido uma das alternativas de maior sucesso para formatação de projetos de alto impacto. Pautado no compartilhamento de atribuições e responsabilidades, traz em seu núcleo a fórmula para que se conquiste objetivos comuns de maneira a assegurar o comprometimento de todos os atores envolvidos na problemática.
Quando se fala sobre desenvolvimento comunitário e pautas que impactam diretamente em demandas públicas, a formação de redes intersetoriais surge como aliada à produção de conhecimento e fortalecimento de organizações, estimulando a união e a cooperação entre membros de um grupo diverso, orientado pela resolução de demandas de alta complexidade.
O espaço de discussão e trabalho possibilitado pelas redes caracteriza-se por ser propício para trocas, onde a comunicação acontece de forma horizontal entre os membros, estimulando o debate e unindo forças na articulação de ações que trarão resultados que vão ao encontro dos interesses da sociedade civil e suas necessidades.
Para as organizações, atuar em rede com outros parceiros é uma forma de ir em busca da inovação, de expandir seu conhecimento e seu poder de atuação, aumentando o potencial de capilaridade dos projetos. Dessa forma, amplia-se a escalabilidade das iniciativas e aumentam as chances de sucesso.
Para a Fundação Alphaville, a participação em redes de trabalho e cooperação é uma importante forma de constante troca e aprendizado. Além de estimular a formação de redes nos projetos que desenvolve, a fim de contribuir com sua perenidade e emancipação, a organização também faz parte de importantes redes do setor, a fim de garantir atualização, alinhamento de práticas e contribuir com o impacto de suas ações para o desenvolvimento do país. Saiba mais sobre cada uma delas em nosso próximo post.
Fique por dentro das nossas novidades
Evento focado em informar e debater sobre mudanças climáticas, focando em seus impactos sobre a economia, sociedade e recursos naturais.
Caminhada realizada anualmente durante quatro dias, de caráter cultural e religioso, em ES.
Primeira etapa da formação para servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUR.