23 de abril de 2019

Ainda não sabe o que são os ODS? A gente explica!

Foi isso que aconteceu em setembro de 2015. Reunidos em Nova York (EUA), os 193 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) adotaram a nova agenda do desenvolvimento sustentável, com 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas específicas a serem atingidos.

Os ODS são inspirados nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Apesar do tema ser discutido desde a Conferência do Rio de Janeiro em 1992, conhecida como Eco-92, os ODM não traziam a noção de sustentabilidade em suas metas. Outra diferença está no conceito de pobreza extrema: os ODM se limitavam à questão da renda, enquanto os ODS consideram outros fatores de definição, como acesso a saúde e saneamento básico, por exemplo. Em vigor há 4 anos, os ODS são norteadores dos temas humanitários que devem ser prioridade para as políticas públicas internacionais até o ano de 2030.

Quais são as mudanças que os ODS buscam?

A agenda de metas contempla ações mundiais para erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, cidades sustentáveis, crescimento econômico inclusivo, entre outros. Aqui você vê os 17 ODS e suas metas específicas.

E quais os benefícios que o cumprimento dos ODS trazem?

Além do desenvolvimento sustentável socioambiental, da preservação de recursos naturais para as próximas gerações e de um sistema social mais inclusivo,  estima-se que alcançar os ODS poderia abrir cerca de 12 trilhões de dólares em oportunidades de mercado nas áreas de alimentos e agricultura, cidades, energia e materiais e saúde e bem-estar, de acordo com o relatório Better Business Better World. Ou seja, além do benefício à sociedade civil, novos mercados, novas áreas de estudos, novas profissões também chegam, impulsionando o desenvolvimento social e dos territórios.

No post a seguir você vai entender qual a vantagem de ter um projeto social alinhado aos ODS, não perca!