28 de fevereiro de 2018

Avançando em qualidade

A implantação de empreendimentos de grande porte deve ser planejada de modo a atender as exigências legais sobre os impactos socioambientais inerentes ao negócio. Empresas que têm como premissa atuar de forma sustentável apresentam a tendência de desenvolver seus empreendimentos integrados ao território onde o projeto será desenvolvido. Por isso, surge a preocupação com a validação de projetos com a população local, diretamente impactada pela implantação dos empreendimentos.

Essa atuação com a comunidade ocorre, primeiramente, por meio da Comunicação Social. A população local é convidada a participar de reuniões sobre o cronograma das obras, mudanças que serão decorrentes da nova movimentação de veículos e pessoas nos bairros, quesitos de segurança e outras particularidades. Nestes encontros são estruturadas as soluções e direcionamentos para minimizar possíveis impactos negativos, bem como as apresentações de todos os benefícios decorrentes do empreendimento na região.

A segunda frente é Investimento Social Privado, o direcionamento de recursos da empresa para financiar organizações com expertise em desenvolver localmente ações que atendam às demandas sociais e ambientais de cada território. Como exemplo, temos a Fundação Alphaville, uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como OSCIP. Nas regiões de implantação de empreendimentos da urbanizadora Alphaville Urbanismo, a Fundação atua com o investimento realizado pela empresa para contribuir com o desenvolvimento local, a partir da realização de projetos pensados coletivamente com cada uma das comunidades. Em 17 anos, este trabalho já desenvolveu mais de 210 projetos e beneficiou mais de 400 mil pessoas através da mobilização comunitária, uma ferramenta de aproximação com as necessidades locais e que contribui para soluções com a participação ativa e engajamento de moradores e do empresariado local, todos comprometidos com a geração de desenvolvimento sustentável.

De acordo com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, o ‘Desenvolvimento Sustentável’ é aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. A implantação socialmente planejada desse perfil de empreendimento impacta não somente na sustentabilidade, mas também no desenvolvimento territorial local, contribuindo com a geração de valor para todos os públicos envolvidos e a própria urbanizadora.

A estratégia de sustentabilidade destas empresas deve buscar oferecer respostas às questões do negócio envolvendo as necessidades de cada território, garantindo que os empreendimentos sejam integrados ao contexto local e contribuam com o seu desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento de projetos realizados com investimento social gera também retorno financeiro significativo à sustentabilidade do investidor e contribuem à proteção do valor que está sob risco da empresa.

*Fernanda Toledo é gerente de Sustentabilidade de Fundação Alphaville