13 de agosto de 2018

Confira como foi o curso de SAF do CES Alphaville

O município de Santana de Parnaíba apresenta uma das biodiversidades mais ricas da região metropolitana de São Paulo. O conhecimento sobre técnicas de preservação e bom uso dos recursos naturais locais contribui para o desenvolvimento do município de forma organizada e sustentável.

A partir dessa premissa, neste sábado, 11 de agosto, aconteceu o curso de SAF – Sistemas Agroflorestais, no CES Alphaville. O curso tinha como objetivo ensinar técnicas de restauração de florestas e áreas degradadas através da plantação de múltiplas culturas agrícolas com espécies arbóreas.

Com perfis diversos, como engenheiros, agrônomos, moradores dos residenciais vizinhos, técnicos da prefeitura e outros, e um grande número de mulheres, durante toda a manhã, os cerca de 30 participantes colocaram a mão na massa. “Foi muito participativo, com bastante gente interessada em ajudar. A diversidade do público contribuiu com a troca de conhecimentos e enriqueceu a prática, potencializando a replicabilidade no território”, disse Ricardo Benitez, coordenador de Sustentabilidade da Fundação Alphaville e um dos responsáveis pela condução do curso.

Após uma breve apresentação teórica, os participantes foram separados em 3 grupos que ficaram responsáveis por colher matéria orgânica na trilha do CES, coletar as mudas que seriam plantadas pelo território e abrir o canteiro para o plantio. Em seguida foi feito o swale, que são valas de infiltração vegetadas e construídas em níveis, com a intenção de educar a água na alimentação do canteiro.

Depois da preparação do terreno, os participantes plantaram mudas de feijão bolinha, oroponobis, mandioca, cana-de-açúcar, batata-doce, gengibre, taioba, banana-maçã, palmito Jussara, jambu, araruta, capuchinha e almeirão roxo. As mudas são plantadas como estratégia de combate à erosão e aporte de matéria orgânica, restaurando a fertilidade do solo e respeitando a mata nativa.

“Foi a primeira vez que eu participei de um curso bem próximo de São Paulo com bastante prática, e não só teoria. A troca de experiência foi muito rica e o compartilhamento de ideias foi muito legal! Ativa a nossa mente a querer desenvolver projetos relacionados a esse tema, seja em casa, no local de trabalho, a gente pode replicar isso para mais pessoas, em outros lugares. As pessoas que conduziram foram ótimas e foi legal ver a integração do grupo, do comprometimento de todos que estavam ali, em aprender e trocar o que sabiam. Todos ajudaram com ideias, com dicas, e o momento da prática e da roda de conversa foi muito interessante”, disse Vanessa Peterka, uma das participantes.