23 de janeiro de 2019

Conhecer para transformar

Compreender os problemas de forma profunda, identificar as oportunidades, os desafios e encontrar possíveis soluções. Em linhas gerais, essas etapas constituem a fase de diagnóstico, que fornece os elementos principais para a elaboração de um projeto e ajuda a traçar as estratégias necessárias para alcançar o objetivo e transformar a realidade local.

Durante o diagnóstico, mais do que reconhecer a situação inicial do território, é importante entender a dinâmica das pessoas que integram esse espaço e como elas podem ser agentes protagonistas da transformação. A participação da comunidade garante a identificação das prioridades da região e os recursos locais, colaborando para a sustentabilidade do projeto e com o impacto real para a comunidade.

Na metodologia de trabalho da Fundação Alphaville, a etapa “Ouvir” refere-se à execução do diagnóstico do território e da comunidade. Ouvir, analisar e entender o cenário local e suas pessoas é o que vai assegurar a construção de um projeto que, de fato, atenda às necessidades. Só a partir dessa escuta ativa poderemos então dialogar e construir coletivamente ações em benefício ao território.

Além das diretrizes para a elaboração de um projeto, o diagnóstico também fornece os dados iniciais que vão embasar o monitoramento durante todo o processo. Selecionando um conjunto de indicadores, é possível entender as mudanças que ocorreram a partir e em função do projeto, comprovando sua eficácia e seu poder de transformação social e territorial. Assim, o diagnóstico funciona como um importante instrumento de informação, fundamentação e acompanhamento, responsável por dar as diretrizes de atuação e auxiliar na mensuração dos resultados obtidos em relação aos resultados esperados.

A equipe da Fundação Alphaville separou duas dicas preciosas que ajudam na elaboração de um bom diagnóstico de campo:

– Entreviste diversas pessoas: ao conversar com o maior número possível de pessoas de um mesmo local, você terá vários pontos de vista diferentes mas que muitas vezes se complementam. Dessa forma, é possível construir um projeto que reflita a necessidade local e que converse com todos os públicos.

– Organize as informações coletadas: utilizando ferramentas de georreferenciamento, como o Google Maps, por exemplo, ou mesmo um mapa manual, você conseguirá sistematizar e categorizar todas as variáveis, físicas e humanas, facilitando a visualização das interfaces entre elas. Ter uma visão macro do espaço ajudará no planejamento do projeto e trará maior noção do impacto no território.