6 de julho de 2017

É possível engajar colaboradores por meio do voluntariado corporativo?

É ainda um grande desafio para as empresas engajar e mobilizar os colaboradores por meio do voluntariado corporativo. É ainda mais desafiador quando falamos de empresas com um número elevado de colaboradores, com perfis muito distintos entre si. Mas será que é possível mobilizá-los por meio dessa importante ferramenta? A resposta é sim, é possível – mas é preciso inovar.

Não existe uma fórmula correta para alcançar o engajamento interno, mas trazer para a empresa ações diferenciadas e inovadoras tem se mostrado um caminho de sucesso.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Alphaville é uma das replicadoras da The Street Store no Brasil, em São Paulo e Serra, e para isso acredita na mobilização dos colaboradores da Alphaville Urbanismo, sua parceira e principal mantenedora.

A The Street Store é uma iniciativa que surgiu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e vem ganhando cada vez mais força em todo o mundo. A ação promove uma loja a céu aberto em um local público da cidade com o objetivo de proporcionar aos moradores de rua a oportunidade de escolher as peças que mais gostarem, vivenciando a experiência de compra.

A ação tem um alto grau de aceitação na companhia por trazer uma experiência diferenciada aos voluntários, que recebem um treinamento de atendimento para o dia do evento e ainda têm a oportunidade de se relacionar, compartilhar experiências e ouvir histórias dos moradores de rua que passam pela ação, sendo este um processo rico de convivência e aprendizado.

Todos os anos, os colaboradores são divididos em dois grupos participantes. O primeiro compreende os voluntários atendentes da loja e os que ficam responsáveis por distribuir e organizar os alimentos que são distribuídos aos participantes, aproximadamente 13% do total de colaboradores da companhia. Já o segundo grupo corresponde aos captadores e doadores de recursos, que doam e mobilizam amigos e familiares para a arrecadação.

As empresas que tiverem interesse em replicar a ação no Brasil devem entrar em contato direto com a equipe da The Street Store.

A Fundação Alphaville está arrecadando doações até o dia 22 de junho, e os interessados em doar ou participar como voluntários da ação, que acontece no dia 24 de junho, podem entrar em contato conosco pelas nossas redes sociais ou pelo e-mail [email protected].