26 de março de 2019

Fundação Alphaville foi destaque durante a programação do XI FIR

Entre os dias 18 e 22 de março, aconteceu o XI Fórum Internacional RedEAmérica, evento que reuniu, em Salvador (BA), empresas, fundações, institutos e sociedade civil para debater a contribuição da diversidade e da igualdade para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis. A Fundação Alphaville, membro da RedEAmérica, além de participar das mesas de debate e palestras, se destacou ao fazer parte da programação do evento.

Visita técnica ao projeto Peixe na Rede: os membros de 14 países da América Latina e do Caribe puderam conhecer de perto o projeto Peixe na Rede, desenvolvido em parceria pela Fundação Alphaville e pelos pescadores do distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana (BA). Durante a visita guiada por Débora Silva, coordenadora de projetos da Fundação, o público conheceu o histórico do projeto, além de conversar com os pescadores para entender as particularidades da região. Em seguida, todos visitaram os tanques onde cultivam-se as tilápias e aprenderam sobre o processo de produção e os impactos positivos na geração de renda da comunidade e na maior oferta de alimentos saudáveis a preço justo para a região.

Convivência que Constrói:  a coordenadora de projetos, Débora Silva, explicou o referencial teórico da metodologia de trabalho da Fundação, qual a importância da PNL (Programação Neurolinguística) dentro do processo, as etapas de trabalho e aplicou algumas das dinâmicas da Convivência que Constrói que colaboram com o fortalecimento do grupo e a resiliência, estimulando o protagonismo nas comunidades. Ricardo Benitez, coordenador de sustentabilidade da Fundação Alphaville, completou a apresentação trazendo a importância do planejamento e do diagnóstico para o sucesso no desenvolvimento e na emancipação de um projeto.

Agentes Criativos em Sustentabilidade: Fernanda Toledo, Diretora Executiva da Fundação Alphaville, participou do painel Negócios, Diversidade e Inclusão e apresentou os Agentes Criativos em Sustentabilidade, projeto desenvolvido pela Fundação Alphaville e por um grupo de funcionários voluntários da Alphaville Urbanismo formados pela metodologia Convivência que Constrói, que se mobilizou para pensar e desenvolver atividades que trouxessem questões relacionadas à diversidade para o ambiente corporativo.

Além disso, o Programa Jovem Sustentável – Aprendiz ficou entre os finalistas na categoria Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis na quarta edição do Prêmio Transformadores, que recebeu, ao todo, mais de 93 inscrições de 13 países da América Latina e região!

Por meio de votação unânime, a Fundação também assumiu a representação do Bloco Brasil da RedEAmérica, que hoje é composto por 11 organizações e passa a representar o país entre 2019 e 2020.

O FIR 2019 chegou ao fim, mas já estamos nos preparando para o próximo! Seguimos em frente, sempre na busca por territórios mais resilientes, justos e igualitários.