6 de julho de 2017

Método promove o desenvolvimento socioterritorial

Cidades, territórios, comunidades. Três palavras distintas, mas que possuem um importante ponto em comum: são formadas por pessoas. E cada uma delas têm suas próprias características, desafios e anseios de mudança. Foi partindo desse ponto – o de compreender quem são essas pessoas e seus sonhos – que a Fundação Alphaville desenvolveu a Convivência que Constrói, sua metodologia de trabalho.

A organização entende que o seu papel nas comunidades não é o de dizer como desenvolver pessoas e territórios, mas sim fazer essa pergunta aos moradores locais, para compreendê-las e ajudá-las a transformar suas vontades em novas realidades e novas soluções de desenvolvimento por meio da convivência. Todo o processo de trabalho é muito humano e chega a ser quase artesanal, gerando uma proximidade muito grande com o público, permitindo entender e construir relacionamentos genuínos.

Pensando nisso, o método foi desenvolvido e dividido em quatro etapas. A primeira, Ouvir, é o momento em que a Fundação Alphaville chega no território e escuta os moradores de forma atenta e livre de preconceitos, permitindo a elaboração de um diagnóstico preciso.

Na sequência, é iniciada a etapa do Dialogar. Aqui, são identificados os potenciais daquele local e reconhecidas pessoas interessadas em integrar um grupo que, em conjunto, pensará em ações de desenvolvimento comunitário. Formado esse grupo, seus integrantes são capacitados com base na sustentabilidade integral (eu comigo, eu com o outro e eu com o mundo). O objetivo é promover, em um primeiro momento, o autoconhecimento, para depois entender o outro, gerando nos integrantes um senso de grupo e de pertencimento. Por fim, o grupo está pronto para pensar em conjunto soluções de desenvolvimento.

Agir em conjunto é a etapa em que, já fortalecido, o grupo vai em busca de parcerias com empresariado local e órgãos públicos, como Prefeitura e secretarias, por exemplo. Nessa etapa, o grupo executa o projeto desenvolvido, sempre contando com o apoio da Fundação Alphaville. O objetivo da Fundação é que, em um período de no máximo 2 anos, o grupo esteja forte o suficiente para andar com as próprias pernas e seguir independente – é quando chegamos na última etapa – Emancipar.

Em 17 anos de atuação, a Fundação Alphaville já desenvolveu mais de 210 projetos em 23 Estados do Brasil, beneficiando diretamente 400 mil pessoas a partir da utilização dessa metodologia.

Os interessados em saber mais sobre a metodologia podem entrar em contato com a Fundação Alphaville pelo e-mail [email protected].