Fique por dentro das nossas novidades
Se seu propósito de vida tem a ver com gerar impacto positivo para sua comunidade, uma das melhores alternativas para colocar isso em prática é empreender um negócio social. Essa modalidade de negócio, ao mesmo tempo em que resolve um problema social ou ambiental, gera lucro e é uma baita oportunidade para micro e pequenos empreendedores.
Para começar, você precisa seguir alguns passos importantes:
1- Fase da ideia
– É hora de pensar na estrutura do seu negócio para desenhá-lo. Pesquise o mercado a que ele atende, os possíveis clientes, os problemas sociais e/ou ambientais a que ele pode ajudar a resolver. Qual a sua proposta de valor? Ferramentas como o Canvas podem te ajudar nesse processo. Aqui também é importante que você defina indicadores para que você possa mensurar os impactos do seu negócio.
2- Valide sua ideia
– Faça um diagnóstico completo do território e do público envolvido, mapeie os custos do seu projeto, monte a estratégia de precificação do seu produto ou serviço. E claro, comece a buscar parceiros ou investidores para ajudar a dar o ponta pé inicial na sua ideia.
3- Ponha o bloco na rua
– Lance seu negócio e não se esqueça de definir bem os canais de venda, estruturar o atendimento ao cliente, e garantir que sua marca seja sólida. Invista em comunicação de qualidade para divulgar seu negócio e conversar com seus públicos.
4- Ao infinito e além
– Assim que já estiver estabelecido, hora de olhar para novos horizontes e expandir sua atuação 😉
Durante esse processo de criação e estruturação do negócio, algumas (ou muitas) dúvidas podem surgir e, por isso, existem programas que auxiliam novos empreendedores a estruturar suas ideias e negócios, como é o caso do AlphaLabs Social, o edital que comemora os 10 anos do PJS – Cidadania Digital no Eusébio (CE) e trará a oportunidade de transformar alunos e ex-alunos em empreendedores sociais. Te contamos tudo sobre ele no próximo post 😉
Fique por dentro das nossas novidades
Evento focado em informar e debater sobre mudanças climáticas, focando em seus impactos sobre a economia, sociedade e recursos naturais.
Caminhada realizada anualmente durante quatro dias, de caráter cultural e religioso, em ES.
Primeira etapa da formação para servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUR.