29 de abril de 2019

PJS Aprendiz chega a 2 novas cidades em Goiás

O Programa Jovem Sustentável – Aprendiz, que já formou 3 turmas no município de Senador Canedo, em Goiás, chegou a outras duas cidades do estado – Trindade e Aparecida de Goiânia. O Termo de Cooperação assinado no dia 26 de abril firmou a parceria entre a Fundação Alphaville, o Ministério Público do Trabalho da 18ª Região de Goiás (MTPGO) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem de Goiás (FEPETIAGO) para a realização do PJS Aprendiz, que promove a inclusão social, por meio do fortalecimento socioemocional, além de formação técnica para a profissionalização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto.

A parceria para a realização do projeto nos dois municípios prevê a formação de cerca de 100 jovens e as turmas terão início no segundo semestre de 2019. Além da reinserção social e da capacitação para o mercado de trabalho, o projeto prevê a redução da violência na região a partir da ressocialização e inclusão profissional do público-alvo. “Estamos muito orgulhosos e queremos ser o primeiro estado do Brasil a zerar o índice de criminalidade infanto-juvenil”, disse Dra. Katleem Marla Pires de Lima, coordenadora do FEPETIAGO, Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora do Projeto de Aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho no estado.

Para a Diretora Executiva da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, a parceria mostra que o reconhecimento do projeto que vem trazendo resultados relevantes para os municípios. “Essa parceria para expansão do PJS Aprendiz é muito importante para nós como forma de reconhecimento da nossa metodologia de trabalho e dos resultados, e para as regiões que o recebem, já que é uma forma de trazer novas oportunidades de vida para jovens em conflito com a lei, além de investir no desenvolvimento sustentável da região”, afirma a diretora.

Durante a cerimônia de lançamento do programa, realizada no Auditório do MPTGO, em Goiânia, Fernanda fez referência e agradeceu publicamente à Dra. Marta Moriya Loyola e ao Dr. Glauber Soares Rocha, da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Senador Canedo e idealizadores do programa, junto com a Fundação Alphaville, em Senador Canedo;

Ao Dr. Antonio Carlos Cavalcante Rodrigues, procurador da 11° Procuradoria do Ministério do Trabalho e responsável pela implementação do projeto nas duas novas cidades;

E às equipes do CREAS e CRAS dos municípios de Trindade e Aparecida de Goiânia, que receberão e conduzirão o projeto junto com a Fundação Alphaville.