acessibilidade
Fundação Alphaville
Voluntários durante ação em São Paulo
Ações

Dia de Fazer a Diferença 2022

Intervenção realizada pela Fundação Alphaville com voluntários levou revitalização física ao espaço e fortalecimento de autoestima dos moradores

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para as pessoas

  • Direito às cidades
  • Senso de equipe
  • Participação social
  • Convívio
  • Empatia

Para os territórios

  • Parcerias
  • Visibilidade social
  • Revitalização
  • Período2022
  • StatusRealizado
  • LocalSão Paulo
  • AtividadeVoluntariado

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Reunindo funcionários voluntários da Alphaville, estagiários da Diretoria de Negócios, Novos Produtos e Meio Ambiente, e especialistas da Fundação Alphaville, o projeto que pensou e desenvolveu toda a ação na Ocupação Elza Soares foi pautado a partir de um programa voltado a estimular novos profissionais a desenvolver outro pensamento sobre moradia e habitação social. “É impossível discutir habitação social sem falar com quem pensa isso, que são os trabalhadores sem teto. Por isso, quando a Fundação foi chamada para formatar o módulo social do programa de estágios, nossa proposta foi a de levar a parte prática dentro de uma Ocupação, que não é um sonho para os moradores e, sim, um tempo de passagem, onde eles buscam ter um espaço mais acolhedor”, explica a antropóloga Maria Ruanes Coelho, analista de projetos da Fundação Alphaville e uma das responsáveis por todo o desenho teórico e prático da atividade com os estagiários.

DIALOGAMOS

para propor soluções

No período de formação técnica e teórica, os oito estagiários – estudantes dos últimos períodos de cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo de universidades públicas e particulares de São Paulo – participaram de encontros quinzenais no módulo Conceitualização, para depois irem a campo no módulo prático, que envolveu o conhecimento de uma ocupação, proposta de intervenção e execução da intervenção como líderes dos diversos grupos formados para o trabalho. “Utilizamos a metodologia Convivência que Constrói, desenvolvida pela Fundação Alphaville, para conduzir todo o processo”, conta Maria Ruanes Coelho, sinalizando que a ideia deve ganhar novas edições, inclusive com possibilidade de expansão para estagiários de todas as áreas da urbanizadora Alphaville. “É interessante termos uma empresa do setor com olhar interessado em retirar o estigma de que moradores de ocupações habitacionais são invasores. A intenção é criar outro repertório a partir do contato com as histórias em torno dessa realidade. Produzir esse debate dentro de um ambiente institucional é incrível”, completa a analista de projetos da Fundação Alphaville.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

O evento de voluntariado, realizado em novembro de 2022, integrou a agenda do Dia de Fazer Diferença, tradicionalmente realizado pela empresa e pela Fundação no último trimestre do ano, e o projeto final proposto pelo Módulo Social do Programa de Estagiários da empresa.

A intervenção física no espaço – onde moram famílias majoritariamente chefiadas por mulheres – imprimiu mais alegria com cores vibrantes e grafite na fachada e pintura interna em áreas comuns, reforma e impermeabilização da quadra esportiva, troca da caixa d’água, criação da horta comunitária, impermeabilização do teto dos banheiros, reparo de infiltrações e consertos de hidráulica e elétrica. “Tudo o que foi feito tem importância enorme para os moradores da Elza Soares, desde melhores condições do espaço até o impacto na autoestima e no vínculo com o bairro”, comenta o programador Rodrigo Ramos, militante das Brigadas Populares, movimento parceiro da Fundação Alphaville no projeto.

nossos resultados

  • 0

    famílias beneficiadas

  • 0

    voluntários

GALERIA DO PROJETO

Veja abaixo as fotos