Fique por dentro das nossas novidades
Como falamos nos posts anteriores, um bom planejamento é essencial para o desenvolvimento de projetos e que é nessa fase que vamos mapear todos os riscos a que seu projeto está sujeito. Mas o que são esses tais riscos e por que devemos mapeá-los logo no início?
Primeiro você precisa saber que risco é tudo aquilo que pode afetar a execução e o resultado do seu projeto, seja de forma negativa ou de forma positiva. Portanto, além de ameaças que possam prejudicar o andamento do projeto, as oportunidades que podem ajudar no desenvolvimento do mesmo também entram no mapeamento de riscos.
Durante o planejamento do seu projeto, defina um momento para mapear todas as incertezas que podem afetar o seu trabalho, sejam elas positivas ou negativas. Após listar tudo que pode acontecer, é necessário definir quais são os riscos prioritários, considerando o impacto que eles causam ao projeto e então traçar um plano de resposta para cada um deles.
O melhor modo de lidar com esse risco vai depender do cenário em que seu projeto está inserido, mas em geral, a estratégia mais utilizada é a de mitigação de riscos. Isso quer dizer que busca-se maneiras de reduzir ou a probabilidade de que esse risco aconteça ou o tamanho do impacto que ele trará ao resultado final.
Por isso que o gerenciamento de riscos é uma etapa fundamental do planejamento. Ao identificar as potenciais ameaças que podem afetar o andamento do projeto, é possível remanejar equipe, prazos, local, sempre buscando a melhor saída para que o desenvolvimento e a entrega final do projeto sejam os melhores possíveis. Claro, não podemos prever o futuro e nem saber o que vai acontecer com exatidão, mas fazer esse exercício de mapeamento é uma forma de você estar ciente de todos os cenários e de todas as variáveis e, assim, as chances de você ser pego de surpresa por algum imprevisto que possa prejudicar seu projeto diminuem bastante.
Fique por dentro das nossas novidades
Evento focado em informar e debater sobre mudanças climáticas, focando em seus impactos sobre a economia, sociedade e recursos naturais.
Caminhada realizada anualmente durante quatro dias, de caráter cultural e religioso, em ES.
Primeira etapa da formação para servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUR.