acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

4 de abril de 2019

Quer um projeto de sucesso? Não pule esta etapa de planejamento!

Como falamos nos posts anteriores, um bom planejamento é essencial para o desenvolvimento de projetos e que é nessa fase que vamos mapear todos os riscos a que seu projeto está sujeito. Mas o que são esses tais riscos e por que devemos mapeá-los logo no início?

Primeiro você precisa saber que risco é tudo aquilo que pode afetar a execução e o resultado do seu projeto, seja de forma negativa ou de forma positiva. Portanto, além de ameaças que possam prejudicar o andamento do projeto, as oportunidades que podem ajudar no desenvolvimento do mesmo também entram no mapeamento de riscos.

Durante o planejamento do seu projeto, defina um momento para mapear todas as incertezas que podem afetar o seu trabalho, sejam elas positivas ou negativas. Após listar tudo que pode acontecer, é necessário definir quais são os riscos prioritários, considerando o impacto que eles causam ao projeto e então traçar um plano de resposta para cada um deles.

O melhor modo de lidar com esse risco vai depender do cenário em que seu projeto está inserido, mas em geral, a estratégia mais utilizada é a de mitigação de riscos. Isso quer dizer que busca-se maneiras de reduzir ou a probabilidade de que esse risco aconteça ou o tamanho do impacto que ele trará ao resultado final.

Por isso que o gerenciamento de riscos é uma etapa fundamental do planejamento. Ao identificar as potenciais ameaças que podem afetar o andamento do projeto, é possível remanejar equipe, prazos, local, sempre buscando a melhor saída para que o desenvolvimento e a entrega final do projeto sejam os melhores possíveis. Claro, não podemos prever o futuro e nem saber o que vai acontecer com exatidão, mas fazer esse exercício de mapeamento é uma forma de você estar ciente de todos os cenários e de todas as variáveis e, assim, as chances de você ser pego de surpresa por algum imprevisto que possa prejudicar seu projeto diminuem bastante.