6 de maio de 2019

SM&A: como garantir que o seu projeto está no caminho certo

De acordo com o Censo GIFE 2016, em geral as organizações reconhecem a importância do monitoramento e avaliação, mas apenas um pouco mais da metade das organizações respondentes (55%) conta com equipe interna para esta função.

– O que é um sistema de monitoramento e avaliação?

Um sistema de monitoramento e avaliação (SM&A) pode ser definido como o conjunto de atividades sistemáticas e formalizadas, de produção, registro, acompanhamento e análise crítica das informações geradas na gestão dos projetos. As análises dessas informações ajudam na tomada de decisão em relação aos esforços necessários para aprimorar o projeto. Realizar SM&A constantemente é uma forma de confirmar se as metas e objetivos estão sendo cumpridos e, se necessário, reajustar a rota. Além disso, esse acompanhamento constante é também uma forma de desenvolver o senso de apropriação do projeto tanto da equipe que o executa quanto dos participantes.

– Tipos de avaliação que existem no SM&A

Para acompanhar os resultados de um projeto, um sistema de monitoramento e avaliação conta com 4 tipos de avaliações:

• Avaliação Marco-Zero: acontece antes do início do projeto e seu objetivo é levantar dados e informações iniciais sobre o objeto do projeto. Assim, você terá um banco de dados para construir os parâmetros necessários para poder comparar seus resultados avaliativos.
  • Avaliação de Processo (Eficácia): acontece durante a implementação do projeto e levanta dados que possibilitam a realização de mudanças e melhorias, se necessário, durante a implementação.
  • Avaliação de Resultado (Eficiência): acontece quando o projeto termina e avalia o alcance dos resultados de acordo com os objetivos definidos lá no começo e mostra a relevância do projeto para a organização. A partir dessa avaliação conseguimos dados para apoiar decisões de continuidade, extensão e/ou descontinuidade de um projeto.
  • Avaliação de Impacto (Efetividade): é feita após um período médio ou longo de término do projeto e seu resultado mede a efetividade e a qualidade do projeto, usando como base amostras representativas do público participante. É aqui que você saberá se seu projeto realmente transformou a realidade que ele se propunha.

Por entender sua importância, a Fundação Alphaville vem estruturando seu sistema de monitoramento e avaliação para conseguir mensurar com propriedade o impacto de seus projetos. Passar pelo processo de M&A é também uma oportunidade de sistematizar e documentar ações, priorizar estratégias mais promissoras e produzir e compartilhar boas práticas e aprendizados.