6 de julho de 2017

5 plataformas de e-learning gratuitas para te inspirar

O e-learning ou “aprendizado eletrônico” é uma modalidade de ensino a distância que vem ganhando cada vez mais adeptos. Nessa modalidade, que atua como uma importante ferramenta de democratização do saber e promove a inclusão digital, os cursos são totalmente online e as videoaulas permitem o fácil acesso aos conteúdos, incentivando a autoaprendizagem.

A Fundação Alphaville, que atua com foco no desenvolvimento de pessoas e territórios, entende que a inclusão digital é uma ferramenta essencial de desenvolvimento e inclusão. Em Eusébio, no Ceará, o Programa Jovem Sustentável – Cidadania Digital já beneficiou mais de 400 jovens por meio da integração de ferramentas pedagógicas e tecnologia da informação e comunicação (TICs), levando os jovens da região a serem agentes transformadores do seu convívio.

Pensando na importância do constante estudo e desenvolvimento, separamos 5 plataformas que disponibilizam cursos online e gratuitos nas mais diversas áreas:

1. CIEE

O CIEE (Centro de Treinamento em Informática) promove gratuitamente cursos básicos e intermediários na área de informática. São elegíveis estudantes cadastrados e que atendam aos pré-requisitos exigidos pelo curso de interesse.

1. Iped

O Instituto Politécnico de Ensino à Distância (Iped) oferece  cursos online gratuitos e com certificado, incluindo áreas como Administração, Informática, Arquitetura e Engenharia, Direito, Comunicação e muito mais.

1. Unieducar

A plataforma é focada em educação de ensino à distância e oferece cursos, palestras e preparatórios para cursos, que podem ser pagos ou gratuitos, ambos com certificação digital.

1. Eduk

O Eduk é uma plataforma de ensino online com cursos voltados para todos os segmentos. Para fazer todos os cursos é preciso ser assinante, entretanto, o site disponibiliza cursos gratuitos que são online e transmitidos ao vivo.

1. Veduca

O Veduca é uma plataforma de e-learning na qual todos os cursos, exibidos em videoaulas, são onlines e gratuitos. A diferença para a versão paga é a disponibilização de certificado digital.