4 de dezembro de 2017

ABNT e Associação Brasileira dos Produtores de Bambu visitam CES

Na última sexta-feira (01), o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) Alphaville recebeu a visita de Salvador Benevides, Superintendente do Comitê Brasileiro (CB-002) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Guilherme Korte e Gustavo Paulo Gonçalves de Oliveira, da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu.

O motivo da visita foi conhecer a estrutura do centro de educação, considerado referência em estruturas de bambu. O espaço, bioconstruído em 2008, foi o primeiro centro de educação para sustentabilidade do país e tem em sua estrutura a demonstração de diversas técnicas de construções sustentáveis.

Os membros da ABNT e da Associação Brasileira de Produtores de Bambu foram como representantes da comissão da Norma de Estruturas de Bambu Roliço, um Grupo de Estudos que acontece desde o início do ano para a criação das normas brasileiras para construção com bambu, estabelecendo parâmetros técnicos de referência, visando segurança, longevidade e estabilidade nas construções com bambu. Estas mesmas já existem em diversos países, facilitando a vida dos construtores, arquitetos, engenheiros que buscam integrar conceitos e materiais sustentáveis nas obras. Grandes conjuntos habitacionais no Equador já têm o bambu como principal matéria-prima na construção.

“Viemos conhecer uma obra referência em estruturas de bambu, que a gente considera completa, desde sua concepção de resíduos até o uso de materiais sustentáveis, o uso do bambu e o aproveitamento dele da melhor maneira possível”, disse Gustavo, arquiteto e diretor para o estado de São Paulo da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu. “Achamos que aqui é um centro que deve ser divulgado e tido como exemplo para sua replicação nas próximas estruturas de bambu que esperamos que aconteça com a aprovação da Norma”, completa o arquiteto.