6 de setembro de 2018

Centro de Atenção Psicossocial recebe horta em Santana de Parnaíba

A horticultura terapia vem sendo estudada cada vez mais por pesquisadores brasileiros, com resultados animadores que identificam a melhoria na qualidade de vida de pacientes em tratamento. A prática, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimula o trabalho em equipe, a resolução de problemas e incentiva o protagonismo dos pacientes, que fazem parte do planejamento, execução e acompanhamento dos resultados da horta. Valorização da coletividade e um espaço de produção alternativa de saúde são frutos decorrentes da prática.

A partir do diagnóstico realizado pela Fundação Alphaville e de alinhamentos com os responsáveis pelo espaço, a implantação de uma horta e de um sistema de compostagem de resíduos orgânicos foram desenvolvidas no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Santana de Parnaíba. A primeira ação, que aconteceu no dia 04/09, foi implantada e desenvolvida pelos pacientes dos CAPS Adulto e AD (álcool e drogas), e contou com a participação dos funcionários da unidade e representantes da Fundação Alphaville.

Os encontros para o desenvolvimento da horta acontecerão às terças-feiras, a cada 15 dias, entre setembro e outubro. Acompanhe a evolução da horta em nossas redes sociais!