Fique por dentro das nossas novidades
A metodologia “Convivência que Constrói”, desenvolvida pela Fundação Alphaville com base nos 18 anos de atuação nas comunidades, recebeu ontem, em São Paulo, o Selo Benchmarking de Sustentabilidade, um dos mais tradicionais e respeitados do País. A organização ficou entre os 10 melhores cases na premiação que reconhece as melhores práticas socioambientais. Além da equipe da Fundação, representantes da horta Comunitária Araçatuba G, projeto onde a metodologia foi aplicada integralmente, participaram da premiação.
A metodologia de desenvolvimento de comunidades parte da compreensão do cenário local, seus potenciais e vocações, que serão a base para o fortalecimento individual, coletivo e territorial. A formação proposta promove a coesão dos grupos e os instrumentaliza com ferramentas de gestão de projetos, captação de recursos e identificação de novos parceiros, que garantam a sua perenidade no território após o término do projeto.
Inicialmente formatada para aplicação em comunidades socialmente vulneráveis, a metodologia, que parte do fortalecimento das vocações locais para fomentar o desenvolvimento das pessoas e do território, já foi aplicada com sucesso em grupos de perfis diversos: setor público, associações de moradores e colaboradores da empresa são alguns deles.
Fique por dentro das nossas novidades
Evento marcou o encerramento das primeiras turmas do Se essa tela fosse minha, programa de fortalecimento ao protagonismo juvenil, realizado pela Lei de Incentivo à Cultura
Ação de estagiários mobilizou mais de 50 voluntários e parceiros
Uma provocação da diretoria de Negócios da Alphaville culminou na criação do Módulo Social, que teve como foco temáticas como cidadania, habitação e lutas urbanas: o direito às cidades.