Fique por dentro das nossas novidades
Em 2008, a Fundação Alphaville deu início ao projeto de criação da Coesperança, cooperativa de reciclagem localizada na Cidade Ocidental (GO), visando ajudar o meio ambiente e gerar emprego e renda para famílias que viviam em condições precárias.
Evelyn Gomes Bernardo, gerente da Fundação e uma das pessoas responsáveis pelo projeto, explica que a decisão foi tomada quando a equipe envolvida teve conhecimento da existência de um lixão a céu aberto, no qual cinquenta e dois catadores trabalhavam sem condições adequadas de higiene e segurança. “Quando vimos a situação em que aquelas pessoas viviam ficamos comovidos e decidimos criar a cooperativa para tentar absorver estes catadores”, explica Evelyn.
Com o apoio da prefeitura, que cedeu um terreno para a construção da cooperativa, a Coesperança pode ser inaugura em 2010. Neste período, a quantidade de material reciclado era de 5 mil toneladas por mês. Atualmente os cooperados reciclam em média 30 mil toneladas de resíduos sólidos ao mês, pretendendo alcançar a meta de 100 mil toneladas mensais até o final do ano.
A cooperativa, que atualmente conta com dezessete cooperados, apresentou grande crescimento graças ao apoio da comunidade após a prefeitura de Cidade Ocidental implementar a coleta seletiva na região.
Fique por dentro das nossas novidades
Evento marcou o encerramento das primeiras turmas do Se essa tela fosse minha, programa de fortalecimento ao protagonismo juvenil, realizado pela Lei de Incentivo à Cultura
Ação de estagiários mobilizou mais de 50 voluntários e parceiros
Uma provocação da diretoria de Negócios da Alphaville culminou na criação do Módulo Social, que teve como foco temáticas como cidadania, habitação e lutas urbanas: o direito às cidades.