15 de agosto de 2017

Evento Sementes Culturais estimula desenvolvimento em Mirassol, SP

Estimular o desenvolvimento artístico, cultural e cidadão dos jovens. Esse é o objetivo da comunidade do bairro Regissol, em Mirassol, que com o apoio da Fundação Alphaville, organizou o evento Sementes Culturais. Exposições de arte, oficinas, feiras de trocas e brincadeiras marcam a ação que acontece no dia 19 de agosto, das 14h às 18h.

O evento tomou forma durante sete encontros realizados pela Fundação Alphaville no bairro, que incentivavam a participação dos moradores para traçar seus sonhos e objetivos individuais e coletivos. “Nossos projetos sempre começam ouvindo a população local, para descobrir seus anseios e demandas”, disse Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da organização. “Assim, formamos um projeto que atende os desejos tanto das pessoas como da comunidade como um todo, que age em conjunto para sua realização”, afirmou.

A falta de atividades voltadas para os jovens do bairro foi o desafio mapeado pelos moradores do Regissol que, com o sonho de reverter esse cenário, começaram a pensar em conjunto em um projeto. Com apoio da Prefeitura de Mirassol, que esteve presente durante os encontros, nasceu a ideia do Sementes Culturais, evento voltado para o estímulo da cultura, arte e cidadania, organizado pelas próprias pessoas da comunidade, que criaram uma rede de contatos para trazer as mais diversas atividades para a ação.

O trabalho em equipe deu resultado, e diversas ações foram confirmadas para o evento. Durante o dia, vão acontecer oficinas de arte em vitral, estêncil e origami, além de uma feira de artes e uma de troca de livros. Além disso, em parceria com a ONG Transparência, será realizado um workshop de Cidadania Colaborativa. A ação também conta com atividades para crianças, como contação de história, piscina de bolinhas e cama elástica.

“A melhor parte é que conseguimos um nível de envolvimento da comunidade maior do que esperávamos”, diz Josana Zanetti, diretora da Escola Municipal Luis Carlos Matiel Pires E.F.E.I. “Nós tínhamos a semente da ideia, mas foi o apoio da Fundação Alphaville que fez com que tomássemos a iniciativa. E como o tema é ‘Sementes Culturais’, nós esperamos conseguir espalhar a semente deste projeto para outros bairros aqui de Mirassol.”

A escola, que também foi sede dos encontros, foi escolhida para receber o Sementes Culturais. O local vai passar por uma transformação durante o evento, quando 15 grafiteiros convidados irão pintar um muro de 38 metros da instituição. Além disso, as atividades que estão confirmadas para o dia vão extrapolar o espaço, com ações programadas para acontecer ao longo da rua Nelson Aparecido Garetti.

“Com a meta de que cada organizador deveria trazer mais três pessoas para o evento, o projeto foi crescendo e os moradores passaram a se enxergar cada vez mais como um grupo e descobriam a força que tem como um coletivo”, afirmou Ricardo Benitez, coordenador de Projetos Sociais da Fundação Alphaville. “O Sementes Culturais representa um marco no qual os moradores passaram a pensar cada vez mais em ações voltadas para a comunidade”, completou.