acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Agenda

Fundação Alphaville mobiliza para revitalização em escadaria no bairro Jabaraí, ES

Grupo de voluntários durante revitalização do escadão

Acontece hoje no bairro Jabaraí, em Guarapari (ES), a revitalização do escadão que conecta os bairros Jabaraí, Perocão e Pontal. A iniciativa, que foi uma das prioridades elencadas pela comunidade, faz parte da formação Convivência que Constrói, da Fundação Alphaville, focada na mobilização comunitária e no desenvolvimento de ações para requalificação urbana do bairro Jabaraí.

A formação iniciou em 2020, em encontros com moradores e líderes comunitários do bairro, a partir dos quais identificaram os principais pontos de melhorias na região. Instalação de abrigo de ônibus (já realizado), requalificação da área do escadão e instalação de lixeiras públicas foram algumas das demandas escolhidas para as intervenções, que devem finalizar no próximo ano.

Ricardo Benitez, especialista em Sustentabilidade da Fundação Alphaville e responsável pelo projeto, explica a ação: “Nossa intenção é demonstrar para os moradores que juntos, podem mobilizar grandes conquistas. Nessa ação, estamos trabalhando em uma escadaria que conecta pontos importantes do bairro, como forma de trazer visibilidade para a região”, diz.

Outro elemento importante está sendo utilizado para a ação deste domingo: toda a pintura da escadaria será realizada utilizando tinta natural. “Iremos produzir as tintas junto com a equipe, utilizando elementos muito baratos e fáceis de encontrar, como cal e pigmentos naturais. Essa é outra forma de desmistificar que somente com grandes recursos podem ser elaboradas revitalizações relevantes para as comunidades”, finaliza.