29 de setembro de 2018

Grupo de voluntários promove mudanças no ambiente corporativo

Luiza Lutti faz parte um grupo de voluntários que partiu para a ação e está promovendo mudanças significativas no seu ambiente de trabalho. Colaboradora da equipe de Implantação da Alphaville Urbanismo, ela é membro do grupo Agentes Criativos em Sustentabilidade, que se uniu para colocar em prática projetos alinhados à cultura da organização, capazes de promover mudança de comportamento, estímulo à convivência e aumento na qualidade de vida e trabalho dos times.  Baseados em fortalecer o valor RESPEITO, o grupo desenvolveu e executa na empresa o projeto DIVERSIDADE, que promove debates, sensibilizações e atividades sobre o tema.  Eles receberam formação na metodologia Convivência que Constrói, da Fundação Alphaville, que formou voluntários protagonistas preparados a estimular o engajamento da empresa e dos funcionários com este tema. Confira o que a Luiza, uma das participantes dos Agentes Criativos em Sustentabilidade, tem a dizer:

Por que você decidiu participar dos Agentes Criativos em Sustentabilidade?

Luiza: Já havia participado em outras oportunidades de grupos como este, que reúne pessoas de diferentes áreas para trabalhar ações com o intuito de melhorar o ambiente corporativo e a relação entre os colaboradores da empresa, por meio de ações que envolvem os funcionários e promovem reflexão sobre algum tema importante. Quando cheguei na Alphaville Urbanismo, logo veio esta oportunidade por meio dos ACS e não pensei duas vezes em me inscrever. Esse tipo de ação, além de ser muito importante para os colaboradores, traz uma satisfação enorme em poder promover eventos e atividades diferentes daquilo que lidamos durante nossas rotinas nas áreas de trabalho. Além disso, a integração com pessoas de diferentes áreas é um ponto que nos agrega muito. As diferentes opiniões e perfis sempre são construtivas para a constituição de uma visão mais ampla e concreta sobre os diversos assuntos que abordamos.

Pra você, qual a importância de falar sobre diversidade na empresa?

Luiza: Este é um tema bem amplo, no entanto muitas vezes mistificado e nem sempre tão discutido. Nossa intenção era trazer, de maneira simplificada e desmistificada, a abordagem e discussões sobre diversidade para o dia a dia do escritório, onde os colaboradores pudessem se aproximar dividindo experiências e histórias com os colegas de trabalho. Trazendo isso para o dia a dia, toramos os assuntos mais acessíveis e comuns a todos promovendo a empatia entre nossos colegas, com os quais passamos grande parte do nosso dia.

Você acha que as ações e atividades impactam positivamente as pessoas do escritório?

Luiza: Sem dúvida. Durante este tempo recebemos alguns feedbacks positivos e temos percebido bastante engajamento nas nossas ações. Acredito que o ponto principal é a aproximação que promovemos entre as pessoas e a relação de empatia que criamos entre elas.

O treinamento inicial dado pela Fundação Alphaville foi importante pra vocês?

Luiza: O nosso treinamento inicial foi fundamental para nossa conexão enquanto grupo. Nele nos conhecemos melhor, dividimos nossas histórias, ideologias, alegrias e dificuldades, nos aproximamos da realidade de cada um e entendemos em conjunto qual seria nossa missão como grupo, e qual o tema que gostaríamos de abordar e trabalhar durante o ano e trazer para discussão com os colegas.

Ao final do projeto, as ações dos Agentes devem se consolidar em uma política corporativa a favor da inclusão e da diversidade na empresa.