25 de abril de 2019

Impacto positivo a nível global – ODS na estratégia

Como vimos anteriormente, os ODS são um conjunto de 17 objetivos, cada um com metas específicas, que norteiam as ações que devem fazer parte da agenda pública para alcançar o desenvolvimento sustentável. Mas o cumprimento dessas metas não deve ficar restrito apenas ao poder público.

Por causa de sua complexidade, já que os ODS incluem temas transversais como pobreza, desigualdade, desenvolvimento econômico, clima, segurança, entre outros tantos, é importante que todos os setores da sociedade estejam comprometidos para cumprir com a agenda de objetivos, que tem como prazo o ano de 2030. Assim, empresas, organizações do terceiro setor e poder público trabalhando alinhados aos ODS conseguem gerar um impacto em escala maior e acelerar o cumprimento das metas.

Projeto social e ODS

Um projeto social é um plano que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade, alterando a realidade existente. Ou seja, sua natureza já o coloca lado ao lado aos ODS – ambos buscam alterar uma realidade existente.

Os ODS funcionam como um diagnóstico geral dos problemas sociais que precisam ser resolvidos para que se atinja o desenvolvimento social. Dessa forma, alinhar um projeto social de forma a corresponder com um (ou mais) dos ODS pode ser uma forma de garantir que o impacto do seu projeto seja efetivo, além de contribuir com o cumprimento das metas mundiais de desenvolvimento.

Apesar das possíveis dificuldades para sua implementação, os ODS têm um grande poder mobilizador, e podem favorecer a maior articulação entre os diferentes setores da sociedade. E dessa articulação, a construção coletiva de projetos sociais e de ações diversas garante que as intervenções serão legítimas, o desenvolvimento será sustentável e todos os lados serão beneficiados.