Fique por dentro das nossas novidades
O tema da inclusão digital tem sido amplamente discutido no país. Com o avanço da tecnologia, os meios digitais cresceram e ampliaram sua necessidade de uso, principalmente no mercado de trabalho. Ainda assim, muitos são os desafios a serem vencidos.
Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada em junho de 2016 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 3,5 milhões de crianças e adolescentes nunca acessaram a internet.
Enquanto 97% dos jovens das classes A e B e 85% da C são usuários da internet, ao analisar as classes D e E, constatou-se que apenas 51% desse público acessa a web.
Os resultados da pesquisa confirmam a desigualdade socioeconômica como um obstáculo à inclusão digital no Brasil e apontam para a necessidade cada vez maior do desenvolvimento de iniciativas que promovam a inclusão, ampliem e facilitem o acesso às TICs.
O depoimento é de Brendon Rufino, aluno do Programa Jovem Sustentável – Cidadania Digital, desenvolvido com o objetivo de proporcionar oportunidades aos jovens por meio da integração de ferramentas pedagógicas e tecnologia da informação e comunicação (TICs), levando-os a serem agentes transformadores do seu convívio.
Assim como Brendon, milhares de outros jovens encontram dificuldade de inserção no mercado de trabalho, devido à ausência de iniciativas gratuitas de qualificação técnica em informática. Para suprir essa demanda, a Fundação Alphaville, em parceria com a Prefeitura do Eusébio, desenvolveu na região o Programa Jovem Sustentável – Cidadania Digital, com o objetivo de promover a inclusão digital aos jovens das comunidades de Mangabeira, Parque Havaí, Santo Antônio e Jabuti. Abrangendo cursos de capacitação voltados para o desenvolvimento de competências e de educação ambiental, o programa já beneficiou mais de 400 jovens e aumentou as possibilidades de geração de emprego e renda na região.
A iniciativa é um desdobramento do Programa Jovem Sustentável, que tem como principal objetivo proporcionar o desenvolvimento do ser humano por meio da Educação Integral para a Sustentabilidade. Até hoje, mais de 3 mil jovens já foram atendidos em 5 estados participantes, tendo como resultados mudanças comportamentais, incentivo ao desenvolvimento de carreira e o retorno dos alunos como voluntários do programa, além do aumento da possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
Fique por dentro das nossas novidades
Evento focado em informar e debater sobre mudanças climáticas, focando em seus impactos sobre a economia, sociedade e recursos naturais.
Caminhada realizada anualmente durante quatro dias, de caráter cultural e religioso, em ES.
Primeira etapa da formação para servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUR.