Fique por dentro das nossas novidades
Cada vez mais fala-se sobre resiliência, mas você sabe o que isso significa? No dicionário encontramos as seguintes definições: “elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original” e “capacidade de rápida adaptação ou recuperação”. Ou seja, a resiliência diz respeito à capacidade de adaptação contínua, permitindo ao indivíduo ou ao território suportar crises e perturbações sem colapsar.
Ao olhar para o contexto global, marcado por profundas transformações sociais, ambientais, crises e cenários de incerteza, ser resiliente garante mais preparo para lidar com a mudança. Com a complexibilidade das perturbações, que podem ser econômicas, ambientais, tecnológicas, sociais ou políticas, a capacidade de se adequar e se reinventar garante sustentabilidade no longo prazo.
Quando falamos em ambientes resilientes, precisamos pensar em um sistema complexo, formado por componentes humanos e físicos. A parte estrutural deve estar preparada para resistir e funcionar sob estresse, assim como a parcela humana deve estar preparada para lidar com as mudanças que atingem o sistema. Assim, um ambiente resiliente é aquele que consegue superar as mudanças e desafios e, mais do que isso, transformar tais eventos em resultados favoráveis a longo prazo para todos que ali se encontram.
Fique por dentro das nossas novidades
Evento focado em informar e debater sobre mudanças climáticas, focando em seus impactos sobre a economia, sociedade e recursos naturais.
Caminhada realizada anualmente durante quatro dias, de caráter cultural e religioso, em ES.
Primeira etapa da formação para servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUR.