7 de dezembro de 2022

Qual é o papel das empresas na formação dos seus estagiários?

Formar (bons) profissionais é mais do que ensinar atividades técnicas do dia a dia da organização, mas sim instrumentalizá-los para os desafios do cenário global que poderão se apresentar durante sua trajetória. Com isso em mente, uma provocação da diretoria de Negócios da Alphaville culminou na criação do Módulo Social, aplicado dentro do Programa de Desenvolvimento Social para Estagiários e ministrado pela equipe da Fundação Alphaville. Conduzido por Maria Ruanes Faustino e Ricardo Benitez, as atividades foram direcionadas especificamente aos estagiários das áreas de Negócios, Novos Negócios, Produto e Meio Ambiente, e teve como foco temáticas como cidadania, habitação e lutas urbanas: o direito às cidades.

O processo formativo, que teve início no mês de março e será finalizado em novembro, contou com dois encontros mensais compostos por aulas teóricas e visitas de campo em duas ocupações por moradia geridas por trabalhadores sem teto, na cidade de São Paulo: a Ocupação Mauá, existente há mais de 15 anos e que abriga cerca de 250 famílias, aproximadamente mil e duzentas pessoas; e a Ocupação Elza Soares, que abriga cerca de 50 famílias, sendo 80% compostas por mães solos que buscam garantir um teto para seus filhos.

O objetivo das visitas foi quebrar estigmas e preconceitos com relação a essa população vulnerabilizada e trazer uma outra ótica no que diz respeito a construção urbana e ao direito às cidades, algo de estrema importância para a atuação voltada ao planejamento urbano.

Após este processo, os estagiários saíram incumbidos da seguinte missão: desenvolver um projeto a partir da metodologia de formação protagonista da Fundação Alphaville, chamada “Convivência que Constrói”, a fim de que trouxessem soluções para problemas locais. A identificação urgente sobre melhorias físicas no espaço fez ponte com a principal ação de voluntariado da empresa, e a união de esforços culminou na edição deste ano do Dia de Fazer a Diferença, realizado no dia 19 de novembro.