acessibilidade
Fundação Alphaville
Notícias

Notícias

Fique por dentro das nossas novidades

18 de outubro de 2018

Qual o papel da educação no desenvolvimento socioterritorial?

Uma vez que a educação precisa estar alinhada aos novos paradigmas comunitários para que seja uma ferramenta de transformação social e desenvolvimento territorial, a necessidade de mudança de comportamento em favor da sociedade e do meio ambiente inseriu a questão da sustentabilidade nos processos educacionais. Quando falamos de sustentabilidade, nos referimos ao potencial de manutenção do bem-estar por um longo período, nos âmbitos ambiental, econômico e social, e a boa educação é aquela capaz de contribuir com o desenvolvimento ambiental e econômico sustentável do território, com a promoção da igualdade social e que impacte diretamente na vida de cada indivíduo.

Logo, as práticas educativas voltadas para a sustentabilidade caracterizam-se pelo estímulo ao senso crítico e ao protagonismo, reorientando comportamento e atitudes para a participação coletiva e incentivando os olhares para novas possibilidades de ação para o desenvolvimento socioambiental e econômico. Ao ter o conhecimento e uma visão crítica do seu entorno, o indivíduo consegue atuar de maneira significativa no contexto em que está inserido.

O curso Agentes de Sustentabilidade, com metodologia da Fundação Alphaville, é um exemplo de educação voltada para a sustentabilidade. As aulas, que incentivam o debate e a autonomia dos participantes, buscam formar cidadãos mais atuantes em seus territórios. Para isso são oferecidas aulas com especialistas, visitas técnicas e noções de elaboração de projetos para que os participantes estejam aptos para contribuir com o desenvolvimento sustentável do município.

Assim, a educação, alinhada aos princípios da sustentabilidade integral, possui o papel central na formação de cidadãos mais conscientes e engajados na resolução das demandas comunitárias. Iniciativas que educam para garantir a tomada de decisões sustentáveis são fundamentais para que ações que satisfazem as necessidades humanas hoje sejam tomadas de forma justa e consciente, sem prejudicar as gerações futuras.