28 de maio de 2019

Você já pensou em causar impacto positivo em uma comunidade?

Ser empreendedor é fazer algo novo – e quando dizemos isso, não significa que você precisa inventar algo que ainda não existe. Quando você enxerga algo que ninguém viu até o momento em alguma coisa que já existe e você decide fazer algo para melhorá-la, você também está empreendendo. Ao falarmos sobre empreender, é normal que as pessoas pensem logo em montar um negócio, mais isso também não é uma regra. Além de um negócio, é possível empreender um projeto ou até mesmo um movimento social.

Nesse leque de possibilidades dentro do empreendedorismo, nos deparamos com o chamado Empreendedorismo Social. Esse termo foi criado em meados dos anos 80 quando observou-se que existiam pessoas que buscavam empreender com o objetivo de reduzir desigualdades de renda, problemas sociais e ambientais.

Foi a partir desse conceito que os Negócios Sociais também ganharam visibilidade. Eles se caracterizam por ter como objetivo a geração de renda compartilhada e autonomia financeira para indivíduos de classes baixas, ampliação das perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade e pelo desejo de causar impacto positivo em uma comunidade.

Se pararmos para analisar o mundo de hoje, um negócio social traz consigo benefícios muito positivos já que, em sua essência, ele se preocupa com os impactos (sociais e ambientais) de sua cadeia de produção, atua fortemente por meio de redes para garantir a capilaridade de seu trabalho e por sua grande articulação com as políticas públicas, por exemplo. Além disso, investir em um negócio social é uma excelente oportunidade de alinhar seu propósito de vida com seu trabalho.

E você, tem vontade ou já tem uma ideia de negócio social? Não perca nossas próximas postagens, vamos mostrar algumas dicas de como começar a empreender um negócio social 😉