Esporte e cultura pela preservação do rio Poti

Desafio Teresina entre Rios

Evento de ecoturismo, esporte e cultura no rio Poti

Soluções de Desenvolvimento

Para as pessoas

• Geração de emprego e renda
  • Capacitação técnica
  • Educação Ambiental
  • Acesso a esporte, cultura e lazer

Para os territórios

• Preservação ambiental
  • Resgate cultural
  • Fomento ao turismo
  • Fortalecimento da economia local

Dos elementos vitais que compõe o planeta, a água é, sem dúvida, um dos principais pilares. Apesar de abundante na natureza, cobrindo 71% do globo terrestre, cerca de 97,4% estão nos oceanos. Dos 2,6% restantes, apenas 30% estão em estado líquido, correndo em rios, lagos e nos subsolos, o que torna as águas doces dos rios, elementos raros e muito preciosos.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Durante diagnóstico social da região de Teresina, fomos contatados pelo idealizador do projeto, Luciano Uchôa, que nos apresentou sua importância, abrangência e características peculiares, com foco em tornar o desafio um vetor de extrema importância para as questões socioambientais e fomento aos princípios que regem o Desenvolvimento
Sustentável local.

DIALOGAMOS

para propor soluções

O Desafio Teresina Entre Rios tem como proposta trazer visibilidade aos rios que banham a capital Teresina, nos cursos d’água do Parnaíba e do Poti. Com apoio de parceiros, como a Fundação Alphaville, o desafio trará um evento de caiaque, com a participação dos pescadores ribeirinhos, em um percurso de 15 km repleto de cenas culturais e artísticas sobre as águas, além de uma grande festa de encerramento no Parque Ambiental Encontro dos Rios.

Também serão realizadas importantes oficinas de capacitação para a população do bairro do Poti Velho, o 1° de Teresina, e palestra ambiental para as crianças locais, além do resgate da cultura do Bumba Meu Boi, trazendo de volta, após 8 anos parado, o Boi Dominador do Sertão, grupo tradicional da região, para uma apresentação especial no evento.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

Como parte em nossa contribuição, a Fundação Alphaville realizará a mobilização e envolvimento das comunidades ribeirinhas, que serão ao mesmo tempo participantes e beneficiadas pelo foco do evento, a partir do resgate das tradições locais, do estímulo à preservação ambiental e fomento ao turismo da região.

O Desafio está programado para acontecer em 26 de Junho.

Para saber mais, clique aqui e acesse as redes da ação.

Comentário

Vamos ocupar o manancial com muita cultura, arte e esporte, e você está convidado a participar dessa grande vivência!

Luciano Uchôa

Idealizador do Desafio Teresina Entre Rios