Associada em triagem de resíduos
Projetos

Associação de Catadores do Eusébio

Desenvolvimento de coleta seletiva municipal

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para pessoas

• Senso de Equipe

Para os territórios

• Educação para Sustentabilidade
  • Período2012-2016
  • StatusEmancipado
  • Beneficiários27.917 beneficiários
  • LocalEusébio(CE)
  • AtividadeEducação para sustentabilidade

Um dilema comum requer uma solução compartilhada. Como um município uniu setor público, privado e sociedade civil para a implantação da coleta seletiva local.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

O município do Eusébio, no Ceará, não possuía coleta seletiva organizada. Um grupo de catadores buscou, então, ajuda para estabelecimento de um projeto na cidade.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Apoiados pelo terceiro setor, o grupo de catadores organizou-se em uma Associação. Com o projeto em mãos, foi à procura de parcerias que pudessem estabelecer e viabilizar sua implantação no município.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

Com uma parceria sólida com a prefeitura da cidade, a Associação de Catadores do Eusébio e participantes do Programa Jovem Sustentável estabeleceram um plano de educação ambiental para os munícipes, sobre triagem e coleta de resíduos. O setor privado envolveu-se direcionando seus resíduos para a associação, e a coleta tradicional do município passou a recolher somente os materiais não recicláveis. Juntos, o grupo implantou a coleta em 6 bairros da cidade, beneficiando a aproximadamente 28.000 moradores e retirando mais de 600 toneladas de resíduos do meio ambiente. Ainda nos primeiros dezoito meses do projeto, a renda dos catadores chegou a 100% do valor inicial.

Em 2016, o projeto recebeu o Selo Benchmarking: Legítimo em Sustentabilidade, reconhecido como uma das melhores práticas sustentáveis do país. Em 2017, a prefeitura municipal assinou um convênio, garantindo a contratação da associação para prestação de serviços ao município.

nossos resultados

beneficiários

no aumento da renda dos associados

toneladas de material recolhido

• - Atendimento a 50% dos municipes

• - 6 bairros contemplados com Educação Ambiental e coleta

• - 18 famílias de associados beneficiadas

• - 630 toneladas de resíduos recolhidos

• - Incremento de 100% na renda mensal dos associados

• - Redução dos rejeitos de 30% para 10% dos materiais recolhidos entre o início e fase atual do projeto

• - Sucesso no engajamento entre os setores público, privado, associação e sociedade civil

• - Melhoria nas condições de saúde e higiene dos catadores

• - Promoção da educação ambiental da comunidade

• - Reconhecimento pelo Selo Benchmarking 2016 - Melhores Práticas Sustentáveis

• - Convênio com a prefeitura local, que garante contratação para prestação de serviços e cesta básica aos associados

Comentário

A Fundação Alphaville fez uma parceria com a gente: Eles fizeram todo o projeto, encaminharam para a Prefeitura e o galpão, que estava todo deteriorado, foi reformado pra gente começar a trabalhar. Estamos aprendendo muita coisa.

Norton Figueiredo

Norton Figueiredo, da ACEU (Associação de Catadores do Eusébio)

GALERIA DO PROJETO

Veja abaixo as fotos