Convivência que Constrói Comunidade Moscou

Requalificação Comunidade Moscou

Requalificação de estrutura urbana na comunidade Moscou, em Campinas (SP).

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para as pessoas

• Senso de equipe
  • Convívio
  • Protagonismo Social

Para os territórios

• Direito às cidades
  • Requalificação urbana
  • Apoio para famílias em vulnerabilidade social
  • Desenvolvimento territorial
  • Período2023-0
  • StatusEm andamento
  • LocalCampinas (SP)
  • AtividadeDesenvolvimento Territorial

Apoio a comunidades em vulnerabilidade com a requalificação de estrutura urbana, esse foi o foco do projeto que teve início na comunidade moscou, em Campinas (SP), por ocasião do lançamento do residencial Dom Pedro Zero.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

A chegada do residencial Dom Pedro Zero ao município de Campinas trouxe atenção especial a comunidade Moscou, vizinha ao empreendimento.

A partir de um cuidadoso diagnóstico local, foram mapeadas as principais lideranças, representantes da comunidade do bairros, moradores, ONGs, representantes de setor público e outras empresas. O intuito: trazer ferramentas de diagnóstico local, elaboração de ações e projetos e mobilização para que a comunidade pudesse propor e realizar melhorias no ambiente.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Foi realizada a aplicação da metodologia Convivência que Constrói, com reunião e escuta ativa dos moradores.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

A partir disso foi feita a primeira ação do projeto: a pintura de uma quadra utilizada por crianças e jovens da comunidade.

“Acredito que o projeto vá beneficiar a comunidade com mais infraestrutura.” comemora Edna Carvalho, filha da Dona Ginalva Silva, presidente da associação da comunidade e uma importante referência da região.

Outras demandas apontadas, como a necessidade de iluminação pública e a construção de uma horta comunitária devem ser contempladas ao longo de 2023. “A Fundação deve atuar também ajudando a fornecer equipamentos como projetores, máquinas de costura, fogão industrial outros itens que possam ser necessários para ajudar a equipar o CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], um dos principais aparelho públicos da região”, conta Ricardo.

nossos resultados

• Consolidação de grupo ativo para as transformações do bairro

• Capacitação para xx moradores da comunidade

A pintura ficou muito boa, agora a quadra fica sempre lotada não só com crianças, mas com adultos.

Edna Carvalho

GALERIA DO PROJETO