Convivência que Constrói Votorantim

Parceria para apoiar famílias em vulnerabilidade

Atenção à natureza e à população dos entornos do empreendimento da Alphaville, em Votorantim (SP).

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para as pessoas

• Senso de equipe
  • Convívio
  • Protagonismo Social
  • Educação Ambiental

Para os territórios

• Direito às cidades
  • Apoio para famílias em vulnerabilidade social
  • Desenvolvimento territorial
  • Preservação ambiental
  • Período2022-0
  • StatusEm andamento
  • LocalVotorantim (SP)
  • AtividadeDesenvolvimento Territorial

Atenção à natureza e à população dos entornos do empreendimento da Alphaville, esse foi o foco das atividades da Fundação Alphaville em Votorantim (SP).

OUVIMOS

para compreender o cenário local

A partir de um cuidadoso diagnóstico local, foram mapeadas as principais lideranças, representantes da comunidade do bairros, moradores e ONGs. O intuito: trazer ferramentas de diagnóstico local, elaboração de ações e projetos e mobilização para que a comunidade pudesse propor e realizar melhorias no ambiente.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Foi realizada a aplicação da metodologia Convivência que Constrói com o engajamento de moradores do residencial e de funcionários que residem no bairro de São Lucas, em 2022.

A Fundação pôde contar com a parceria da organização Manual em Família, grupo multidisciplinar formado por psicólogos e assistentes sociais com foco em apoiar famílias em situação de vulnerabilidade. Em conjunto, foram realizadas visitas domiciliares nas casas dos entornos do empreendimento da Alphaville. Fundação, Manual e comunidade levantaram as principais necessidades da região em termos de infraestrutura urbana e seguem em aproximação com a prefeitura para colocar em prática um projeto que propõe ações de arborização urbana, o descarte correto e tratamento de resíduos e a instalação de lombadas perto das escolas.

Karina Saccomanno, gestora da Associação Cultural Casa das Caldeiras e do Manual em Família, conta como foi o processo de engajamento de moradores locais: “Levamos mobiliários como cadeiras de praia e fomos formando um grupo, contamos histórias, brincamos e ao final fizemos um encontro no condomínio juntando todo mundo”.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

Também em Votorantim em 2022 houve o plantio simbólico do início da parceria com o Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, realizado dentro do residencial Alphaville III, do bairro Nova Esplanada. Criada em Brasília e com comitês em diversos países, a iniciativa promove o desenvolvimento de uma consciência e responsabilidade ambientais junto à população, com o objetivo de tornar bairros, cidades e países menos áridos e contribuir com a redução do aquecimento global.

A ação realizada em conjunto com o Movimento no residencial Alphaville III consistia em que cada família do residencial cuidasse de uma ou mais mudas até a realização de um grande plantio simultâneo, feito por todos os comitês do Movimento.

nossos resultados

• Consolidação de grupo ativo para as transformações do bairro

• Plantio de mudas

• Parcerias com organizações locais para continuidade das ações