acessibilidade
Fundação Alphaville
Definição de prioridades para Jabaraí
Projetos

Requalificação urbana

Mobilização para transformação do bairro Jabaraí

Soluções de desenvolvimento

Soluções de Desenvolvimento

Para as pessoas

  • Senso de equipe
  • Convívio
  • Protagonismo Social

Para os territórios

  • Direito às cidades
  • Requalificação urbana
  • Instalação de equipamentos públicos
  • Desenvolvimento territorial
  • Período2019-2023
  • StatusEm andamento
  • LocalGuarapari (ES)
  • AtividadeDesenvolvimento Territorial

Qualquer um de nós tem o direito – e o poder – de transformar o lugar onde vive.
Com base nessa crença, atuamos para mobilizar, engajar e apoiar pessoas e comunidades nesse verdadeiro movimento de ação e empoderamento territorial.
No Jabaraí, bairro de Guarapari/ES, a participação da Fundação Alphaville foi o pontapé inicial que despertou moradores a arregaçar as mangas e promover melhorias no bairro.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

A chegada do empreendimento Alphaville Três Praias ao município de Guarapari trouxe atenção especial ao bairro Jabaraí, vizinho ao empreendimento, que sofre com inúmeras dificuldades de planejamento e qualificação urbana.

A partir de um cuidadoso diagnóstico local, foram mapeadas as principais lideranças, representantes das comunidades deste e de bairros vizinhos, moradores, ONGs, representantes de setor público e outras empresas. O intuito: trazer ferramentas de diagnóstico local, elaboração de ações e projetos e mobilização para que a comunidade pudesse propor e realizar melhorias no ambiente.

De acordo com dados oficiais, o município de Guarapari apresentava taxas iguais de esgotamento sanitário e arborização de vias públicas (63,7%); apenas 26,7% das vias asfaltadas e população estimada de 126.701 habitantes, em 2010 (Censo mais recente). Como proposta, a chegada do residencial previa compreender as demandas da população, localizada na área de influência direta do empreendimento, e junto com a comunidade desenvolver e aplicar soluções para as principais problemáticas apontadas.

DIALOGAMOS

para propor soluções

O primeiro encontro com a comunidade aconteceu presencialmente em Dezembro/ 2019, em um espaço cedido por um morador local. A partir da apresentação sobre a proposta de atuação da Fundação Alphaville, Alphaville e comunidade, formou-se o grupo de trabalho que viria a desenvolver e executar as primeiras ações no território.

Durante todo o ano de 2020, em atenção à pandemia do Coronavírus, o contato com o grupo de moradores foi realizado virtualmente. Até que em fevereiro de 2021, o segundo encontro presencial pôde ser realizado. “Esse período de afastamento foi especialmente importante para sentirmos que o grupo estava realmente motivado, o que se confirmou em nosso retorno presencial, um ano depois”, conta Ricardo Benitez, Especialista de Sustentabilidade da Fundação Alphaville responsável pelo projeto.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

A retomada da atuação não poderia ter sido melhor. Em 2021 e acompanhados dos parceiros, os moradores foram a campo reconhecer e apresentar seu território, compreender os espaços e definir quais melhorias seriam prioritárias para melhorar a vida dos moradores. Dentre os principais desejos, foram relacionadas intervenções aparentemente simples, mas que trariam um impacto grande, como a instalação de ponto de ônibus e lixeiras públicas, todas elas realizadas a partir de esforços de mobilização e captação de recursos do próprio grupo.

“Além das instalações, os moradores definiram um escadão central, ponto de conexão entre os bairros Jabaraí, Pontal e Perocão, para ser revitalizado e ganhar novas cores. Além de contribuir com a beleza do bairro, a ideia do mutirão era chamar a atenção para as outras ações realizadas, o que acreditamos que possa também trazer novos parceiros e investimento para as próximas ações. Ao final, nossa intenção é demonstrar para os moradores que juntos, podem mobilizar grandes conquistas.”, finaliza Ricardo.

“A população já possui um projeto de engenharia para esse escadão, desenvolvido com o apoio da Alphaville, e o submeteu à validação da prefeitura para que seja realizado ainda no primeiro semestre de 2023”, relata Ricardo Benitez, Especialista em Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

E a proposta funcionou!

Agora, sob coordenação da própria comunidade, voluntários e lideranças promovem inúmeras ações que colaboram não só para trazer mais vida e cor ao bairro, mas também mais dignidade a todos os seus moradores. Mutirões de limpeza no manguezal, revitalizações de espaços comuns e instalações de lixeiras são exemplos de que com força de vontade e ação coletiva, podemos fazer muito pelo lugar onde vivemos.

nossos resultados

  • 0

    intervenções realizadas

  • 0

    participantes diretos

  • Capacitação para 20 moradores do bairro Jabaraí

  • Consolidação de grupo ativo para as transformações do bairro

  • Mutirões recorrentes pelas mãos da própria comunidade

  • Parcerias com setor público e associações locais para continuidade das ações

Se a gente se unir, a gente consegue fazer mais. A gente consegue ajudar as pessoas e o bairro como um todo. Com uma pequena infraestrutura a gente consegue fazer coisas grandiosas.

Gilmar

Morador do bairro

GALERIA DO PROJETO

Veja abaixo as fotos